Dicas de como se apresentar em uma entrevista de emprego
Apresentar-se
em uma entrevista de emprego é um momento decisivo e marcante na vida de
qualquer profissional é nesse momento que mais importante do que a experiência
e o perfil profissional, se resume a convencer o recrutador a contratá-lo. É
comum dúvidas relacionadas ao comportamento, roupa e postura, essa combinação
de fatores usados de maneira correta direciona ao sucesso na hora da
entrevista, posto isto listamos aspectos relevantes para serem utilizados em
uma apresentação de emprego.
Cuide
de sua imagem pessoal, não digo quanto a aparência feio ou bonito, mas a
limpeza, apresentação da roupa, alguns aspectos negativos como roupa amassada,
decote, saia curta, barba e cabelo por fazer, prejudicam sua imagem pessoal e
profissional diante dos recrutadores uma opção para não errar na escolha da
roupa é pesquisar sobre a cultura da empresa, porém opte pelo formal ou um estilo
discreto para as mulheres uma dica é usar o cabelo discreto solto ou preso,
modere na maquiagem e no perfume, já os homens uma barba bem feita e um
conjunto terno e gravata é uma ótima opção, ambos devem usar do bom senso.
Outra expressão é a pontualidade, então no dia da entrevista esteja pelo menos
trinta minutos de antecedência, apresente-se com seu currículo em uma pasta
individual para cada recrutador isso demonstra o seu interesse pela vaga e
antes de tudo pesquise sobre os valores, história e cultura da empresa.
Comunique
–se de forma clara, demostre domínio e confiança olhando nos olhos das pessoas
e tenha atenção quanto a linguagem corporal evite ficar tocando no seu corpo
isso geralmente é interpretado como um sinal de insegurança e impaciência.
Tenha clareza e comporte-se como um vendedor, fale sobre suas habilidades e
competências, do seu valor pessoal e profissional, ateste sobre o valor que vai
agregar a empresa. Por isso, é relevante pesquisar sobre a empresa e
identifica-se com ela, pergunte para si mesmo o por que quer trabalhar nessa
empresa, análise as metas da empresa e o que vai adicionar para alcançá-las.
Atenção
a postura, os recrutadores prestam mais atenção a postura do candidato do que
para a sua apresentação verbal por isso, verifique sua postura na cadeira, no
movimento das pernas, se faz gestos com a mão ou ficar tocando o corpo quando
fala, isso é interpretado como insegurança, mentira, e falta de clareza. Diante
disso, nunca conte mentira em seleções de empregos seja honesto e simples e
fale sobre você como pessoa, sobre seus hobbies, e sonhos, e diante da
exposição mencione sobre a área profissional e quanto as experiências liste as
principais e conte resumidamente a respeito de cada uma.
Portanto,
como cita o famoso poeta americano Emerson, Ralph “O que você faz fala tão alto
que não consigo escutar o que você diz.” Certo de que ao utilizar a estratégia
de uma boa postura e a imagem pessoal a comunicação é apenas uma auxiliar para
a conquista do seu novo emprego. Desse
modo os aspectos relevantes para serem usados em uma apresentação de emprego é
imagem pessoal, comunicação verbal e corporal, e postura.

Comentários
Postar um comentário