Nem feminismo, nem machismos, apenas abra sua mente.




                 Dia da mulher 08 de Março

Tantos direitos conquistados. Hoje temos espaço, voz, respeito.
Somos filhas, mães, amigas, esposas, profissionais.

Hoje, além de parabenizar todas as mulheres quero evidenciar um problema que ainda enfrentamos, que é a mentalidade dos homens e até de algumas mulheres. Existe um preconceito atrás de um discurso de aceitação e de igualdade, nós as mulheres somos vistas com frágeis e talvez isso justifique poucas mulheres que ocupam determinadas funções, em um dia desses estava esperando o ônibus da empresa e a grande novidade foi que a motorista era uma mulher, todos olhando entre sí, até que um dos homens presentes grita em alto bom som “ cuidado motora! Não passa batom e pensa que poste e de borracha” enquanto outros falavam “ só pode ser sapatão”.

Um outro ocorrido nesse mês foi o caso das duas jovens argentinas que viajavam fazendo mochilão pela América do Sul quando foram violentadas brutalmente e mortas, depois de tudo isso, o assassino argumentou que fez isso por que elas estavam andando sozinhas (ou seja, sem a companhia masculina) mas vamos pensar com lógica, elas eram duas pessoas como poderia estar sozinhas?
Sempre leio relato de mulheres que viajam sozinhas e na maioria são as mesmas reclamações “ a mentalidade: uma mulher de roupa curta- pode passar a mão e abusar, uma mulher sozinha- pode fazer o que quiser, se é uma mulher independente- roda bolsinha” não estou querendo generalizar e espero que entendam o foco desse texto, acredito que conheça alguém ou tenha ouvido sobre isso, mesmo porque esses casos se repetem, seja perto ou longe de você.

Que nesse dia, podemos comemorar às conquistas, mas também devemos refletir sobre aquelas que precisam da atenção de cada uma de nós, apenas mencionei algumas. Somos fortes, importantes, e competentes e que o nosso lema seja sempre “ o nosso lugar é aonde a gente quiser” somos iguais, nem para um feminismo, nem machismos, apenas abra sua mente.

E, as mulheres mochileiras, viajantes desse mundo, continue desbravando seu chão, coloque seus óculos e abra o mapa, o mundo é seu!!
A todas,
Feliz dia da mulher!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como andar de ônibus em São Luís-Ma.

O que livro Quem é você, Alasca? pode nos ensinar sobre a vida

Praia do Calhau e Ponta d'areia de São Luís-MA